quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A Teoria da Atração

Leio diversos casos (e tb dou diversos conselhos sobre relacionamento). E a cada caso que me passa pela mão, mais me convenço da teoria da atração. As histórias se repetem, os padrões são os mesmos...” homens preferem as mulheres malvadas” , “mulheres preferem os cafajestes”, “homem é tudo igual”, “o bonzinho só se ferra”, “só damos valor quando perdemos” ... várias situações como estas que não fazem o menor sentido.

Acredito que exista algo que não pode ser explicado racionalmente, por pertencer ao mundo dos sentimentos, e este algo é atração, e é isto que irá reger todas as relações românticas.

Este fator atração é algo muito particular, pode ser algo na aparência que nos atraia, mas tb pelo toque, pela forma de falar, nos objetivos e afinidades em comum, mas jamais poderá ser definido absolutamente pelas atitudes (pq daí já estaremos entrando no meio racional e sentimentos não pode ser exclusivamente definido por meios racionais).

A atração faz parte do universo particular de cada um e se nem eu conheço (nem compreendo) 100% daquilo que gera atração em mim, jamais poderei definir uma regra padrão de atração para todos os seres humanos, assim como não há sentido em buscar opiniões de terceiros sobre um assunto que é particular a mim (ninguém a não ser eu mesmo, entenderia). É como olhar para um colega e sua namorada e não compreender como este colega consegue estar com ela, se para mim ela não é nem um pouco atraente. Assim como não há sentido de haver regras para conquistas (nem para homens, nem mulheres), um grande conquistador pode até impressionar uma pessoa num primeiro momento, mas com o tempo, virá a pergunta, pq que eu estou com esta pessoa, senão sinto nada por ela (o típico enjoar da relação).

As pessoas esperam algo extraordinário no campo da conquista, se enchem de expectativas e esquecem de olhar dentro de si mesmas, na pergunta mais importante de todas que define tudo: “Será que eu sinto realmente atração por esta pessoa? “
Quando há verdadeira atração entre duas pessoas, tudo acontece de maneira natural e sem regras pre-definidas, bastando sermos nós mesmos e agirmos naturalmente.
Voltando aos questionamentos do inicio, o “cafajeste” ou a “mulher malvada”, serão somente aquelas pessoas que não nutrem atração pelo “bonzinho” (ou “boazinha” da história) e por pura pressão de estar com quem não se sentem atraídos, acabam tendo inúmeras atitudes negativas. Aquele que dá valor somente quanto perde, é tão somente aquele que não se sentiu atraído pela parceira, terminou e por medo de não conseguir arranjar outra tenta o retorno (por carência, mas não pq realmente gosta de verdade).

Quando nos sentimos atraídos as atitudes positivas são naturais e naturalmente nos tornamos pessoas boas para a relação, assim como as atitudes negativas definem a falta de atração. Assim como, algo praticamente simples que fazemos pela pessoa que se sente atraída por nós, tem seu valor elevado a “enésima potencia”, desta mesma forma, que quando fazemos algo extraordinário para alguém que não se sente atraída por nós, tem seu valor reduzido a mesma “enésima potencia”.
Temos é que ser humildades para afirmar que jamais poderemos ser atraentes para todas as pessoas do mundo, nos restando somente uma pequena parcela que devemos buscar, se também nos sentirmos verdadeiramente atraídos por esta parcela.

Entrar num relacionamento sem se sentir atraído, somente pq a outra pessoa gosta muito da gente (ou nos surpreendeu com uma atitude), nos tornará somente mais uma estatística sem sentido nesta história de “Malvados X Bonzinhos”.

O importante é sermos fieis aos nossos próprios universos particulares de sentimentos, o maior erro de homens e mulheres é de simplesmente não serem fieis aos seus reais sentimentos inconscientes, buscando somente um “leve e rápido alivio” para a carência e o medo da solidão, com qualquer pessoa, daí todas as histórias se repetem de forma muito semelhante....


Nenhum comentário :

Postar um comentário